APRESENTAÇÃO



I - INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

É indispensável para os estudantes de graduação em Letras o conhecimento literário a partir de leituras de obras consideradas obrigatórias para a formação acadêmica. É importante tanto para os docentes quanto para os discentes que haja preocupação com a formação literária no curso de Letras, considerando-se que, provavelmente, estes venham a se tornar futuros professores de Língua Portuguesa e Literatura. Assim sendo, esses formandos terão, entre tantos, um grande desafio a cumprir durante a sua jornada profissional, qual seja: formar leitores literários. Quanto a isso, é importante ressaltar que, antes de se tornar apto a formar, o formador preciso ser formado. Ciente de que a formação deve ser contínua, ou seja, iniciar-se na graduação e estender-se a toda a vida profissional, um questionamento que o professor de literatura deve ter em mente é: Literatura pra quê? Para ensinar literatura, o professor deve ter noção da dimensão da importância dessa produção cultural para a sociedade, para, assim, poder compreender e refletir sobre sua prática docente.
Em seu livro Literatura para quê (2009), Antoine Compagnon argumenta que a literatura deve ser lida e estudada porque oferece um meio de preservar e transmitir a experiência daqueles que estão distante de nós no espaço e no tempo, ou que diferem de nós por suas condições de vida. Ela torna patente o fato de que os outros são muito diversos de nós e de que seus valores se distanciam dos nossos. Já o crítico e sociólogo Antonio Candido, em A literatura e a formação do homem, explica o papel da literatura na formação do homem e na sociedade. Segundo ele a literatura possui a capacidade de humanizar o sujeito, ou seja, confirmar a humanidade do homem. Para Candido, a literatura desperta no leitor o interesse por elementos contextuais. O leitor é despertado a ver como o texto é formado a partir de um contexto, e ver “os problemas individuais e sociais que dão lastro às obras e as amarram ao mundo onde vivemos” (CANDIDO, 1972, p. 77 e 79). Abreu parece concordar com esse ponto de vista ao comentar que “a literatura nos transforma em pessoas melhores, pois ao ler ficamos sabendo como é estar na pele de gente que leva uma vida muito diferente da nossa, passando por situações inusitadas” (ABREU, 2006, p.81).
Segundo Candido, a literatura atua de forma psíquica e social, isto é, ele a vê “como algo que exprime o homem e depois atua na própria formação do homem” (CANDIDO, 1972, p. 80). De acordo com Todorov, como a filosofia e as ciências humanas, a literatura é pensamento e conhecimento do mundo psíquico e social em que vivemos. A realidade que a literatura aspira compreender é a experiência humana. A propósito, diz o autor: "Sendo o objeto da literatura a própria condição humana, aquele que a lê e a compreende, se tornará não um especialista em análise literária, mas um conhecedor do ser humano" (TODOROV, 2009, p. 92-93).
Foi tendo em vista a importância que a literatura tem sobre homem e a sociedade, e tentando suprir a necessidade de formar leitores literários durante a formação docente em Letras que foi idealizado o projeto “Ciclo Literatura Comentada”. Nesse sentido, o referido projeto surgiu a fim de proporcionar aos estudantes do curso de Letras e demais interessados uma leitura orientada e comentada de obras literárias consideradas indispensáveis, objetivando despertar o interesse para o início de uma formação literária contínua.  
Com base na fundamentação teórica apresentada, a realização do “Ciclo Literatura Comentada” se justifica pela necessidade de formar leitores literários e desenvolver leituras de obras literárias consideradas como “Leituras obrigatórias” para os graduandos em Letras, e futuros professores de literatura.

II - OBJETIVO

O objetivo de realizar “O Ciclo Literatura Comentada” é formar leitores literários no curso de graduação em Letras, para que estes, quando docentes possa a vir contribuir com a formação de novos leitores literários, e desenvolver leituras de obras literárias consideradas como “Leituras obrigatórias” para os graduandos em Letras, e futuros professores de literatura.

III – METODOLOGIA

Este projeto está previsto para iniciar em 17 de Maio e encerrar em 13 de dezembro de 2014. Durante esse período serão realizados nove encontros. Em cada encontro é comentada uma das obras literárias escolhidas. É estipulado um prazo para leitura das obras, e durante os encontros são expostos vídeos biográficos, ou filmes adaptados, a fim de proporcionar o conhecimento acerca do contexto histórico de escritores e suas respectivas obras. Na sequência, professores convidados comentam as obras e abrem espaço para um debate, estabelecendo um diálogo entre docentes e discentes. Assim os estudantes podem se posicionar e contribuir com o seminário a partir das leituras desenvolvidas. Ao final do Ciclo, em uma data estabelecida, cada participante poderá apresentar no máximo duas análises acerca das obras literárias elencadas. O envio dos trabalhos deve ser feito até a data estabelecida no cronograma (ver formas de participação). Os artigos serão avaliados por uma comissão científica composta por professores da área de Literatura, que irão escolher os melhores trabalhos para serem publicados em livro.
As obras literárias escolhidas para serem lidas e comentadas durante o Ciclo Literatura Comentada são aquela que estão incluídos na lista indicada nos dois últimos Exames Nacionais de Desempenho de estudante (ENADE 2008 E 2011), tal como estão dispostas na portaria nº 131, de 7 de agosto de 2008, e Portaria Inep nº 222 de 26 de julho de 2011. Além de contribuir para a prática da leitura literária, O Ciclo Literatura Comentada também possibilita aos estudantes o conhecimento profundo dessas obras, apontando tal fato para a importância da realização do projeto no âmbito universitário.

IV- EIXO TEMÁTICO PARA O “II CICLO LITERATURA COMENTADA”

GÊNERO
AUTORES /
OBRAS PARA SEREM COMENTADAS
ROMANCE
José de Alencar – Senhora / Lucíola
Machado de Assis - Memorial de Aires/ Memórias Póstumas de Brás Cubas
Eça de Queiroz - Primo Basílio / Os Maias
José Saramago - Memorial do Convento / Ensaio sobre a Cegueira
Clarice Lispector - Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
Armando Fontes - Os Corumbas
Alina Paim - Estrada da Liberdade / A Sombra do Patriarca
CONTO
Guimarães Rosa – Miguilim
Luiz Vilela – Tarde da noite
Júlio Cortázar – Contos completos
POESIA
Tomás Antônio Gonzaga
Manuel Bandeira
Carlos Drummond de Andrade
Cecília Meireles
Fernando Pessoa
TEATRO
Jorge Andrade – Vereda da salvação
Dias Gomes – O pagador de promessas