I - INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
É indispensável para os estudantes de graduação em Letras o
conhecimento literário a partir de leituras de obras consideradas obrigatórias
para a formação acadêmica. É importante tanto para os docentes quanto para os
discentes que haja preocupação com a formação literária no curso de Letras, considerando-se
que, provavelmente, estes venham a se tornar futuros professores de Língua
Portuguesa e Literatura. Assim sendo, esses formandos terão, entre tantos, um
grande desafio a cumprir durante a sua jornada profissional, qual seja: formar
leitores literários. Quanto a isso, é importante ressaltar que, antes de se
tornar apto a formar, o formador preciso ser formado. Ciente de que a formação
deve ser contínua, ou seja, iniciar-se na graduação e estender-se a toda a vida profissional, um questionamento que o
professor de literatura deve ter em mente é: Literatura pra quê? Para
ensinar literatura, o professor deve ter noção da dimensão da importância dessa
produção cultural para a sociedade, para, assim, poder compreender e refletir
sobre sua prática docente.
Em seu livro Literatura
para quê (2009), Antoine Compagnon argumenta que a literatura deve ser lida
e estudada porque oferece um meio de preservar e transmitir a experiência
daqueles que estão distante de nós no espaço e no tempo, ou que diferem de nós
por suas condições de vida. Ela torna patente o fato de que os outros são muito
diversos de nós e de que seus valores se distanciam dos nossos. Já o
crítico e sociólogo Antonio Candido, em A
literatura e a formação do homem, explica o papel da literatura na formação
do homem e na sociedade. Segundo ele a literatura possui a capacidade de
humanizar o sujeito, ou seja, confirmar a humanidade do homem. Para Candido, a
literatura desperta no leitor o interesse por elementos contextuais. O leitor é
despertado a ver como o texto é formado a partir de um contexto, e ver “os
problemas individuais e sociais que dão lastro às obras e as amarram ao mundo
onde vivemos” (CANDIDO, 1972, p. 77 e 79). Abreu parece concordar com esse
ponto de vista ao comentar que “a literatura nos transforma em pessoas
melhores, pois ao ler ficamos sabendo como é estar na pele de gente que leva
uma vida muito diferente da nossa, passando por situações inusitadas”
(ABREU, 2006, p.81).
Segundo Candido, a literatura atua de forma psíquica
e social, isto é, ele a vê “como algo que exprime o homem e depois atua na
própria formação do homem” (CANDIDO, 1972, p. 80). De acordo com Todorov, como
a filosofia e as ciências humanas, a literatura é pensamento e conhecimento do
mundo psíquico e social em que vivemos. A realidade que a literatura aspira
compreender é a experiência humana. A propósito, diz o autor: (TODOROV, 2009, p.
92-93).
Foi tendo
em vista a importância que a literatura tem sobre homem e a sociedade, e
tentando suprir a necessidade de formar leitores literários durante a formação
docente em Letras que foi idealizado o projeto “Ciclo Literatura Comentada”.
Nesse sentido, o referido projeto surgiu a fim de proporcionar aos estudantes
do curso de Letras e demais interessados uma leitura orientada e comentada de
obras literárias consideradas indispensáveis, objetivando despertar o interesse
para o início de uma formação literária contínua.
Com base na
fundamentação teórica apresentada, a realização do “Ciclo Literatura Comentada” se justifica pela necessidade de formar
leitores literários e desenvolver leituras de obras literárias consideradas
como “Leituras obrigatórias” para os graduandos em Letras, e futuros
professores de literatura.
II - OBJETIVO
O objetivo de realizar
“O Ciclo Literatura Comentada” é formar leitores literários no curso de
graduação em Letras, para que estes, quando docentes possa a vir contribuir com
a formação de novos leitores literários, e desenvolver leituras de obras
literárias consideradas como “Leituras obrigatórias” para os graduandos em
Letras, e futuros professores de literatura.
III – METODOLOGIA
Este projeto está
previsto para iniciar
em 17 de Maio e encerrar em 13 de dezembro de 2014. Durante esse período serão
realizados nove encontros. Em cada encontro é comentada uma das obras
literárias escolhidas. É estipulado um prazo para leitura das
obras, e durante os encontros são expostos vídeos biográficos, ou filmes
adaptados, a fim de proporcionar o conhecimento acerca do contexto histórico de
escritores e suas respectivas obras. Na sequência, professores convidados
comentam as obras e abrem espaço para um debate, estabelecendo um diálogo entre
docentes e discentes. Assim os estudantes podem se posicionar e contribuir com
o seminário a partir das leituras desenvolvidas. Ao final do Ciclo, em uma data
estabelecida, cada participante poderá apresentar no máximo duas análises
acerca das obras literárias elencadas. O envio dos trabalhos deve ser feito até
a data estabelecida no cronograma (ver formas de participação). Os artigos
serão avaliados por uma comissão científica composta por professores da área de
Literatura, que irão escolher os melhores trabalhos para serem publicados em
livro.
As obras literárias escolhidas para serem lidas e
comentadas durante o Ciclo Literatura
Comentada são aquela que estão incluídos na lista indicada nos dois últimos Exames Nacionais de
Desempenho de estudante (ENADE 2008 E 2011), tal como estão dispostas na portaria
nº 131, de 7 de agosto de 2008, e Portaria
Inep nº 222 de 26 de julho de 2011. Além de contribuir para a prática da
leitura literária, O Ciclo Literatura
Comentada também possibilita aos estudantes o conhecimento profundo dessas
obras, apontando tal fato para a importância da realização do projeto no âmbito
universitário.
IV-
EIXO TEMÁTICO PARA O “II CICLO LITERATURA COMENTADA”
GÊNERO
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AUTORES /
OBRAS PARA SEREM COMENTADAS
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ROMANCE
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José
de Alencar – Senhora / Lucíola
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Machado
de Assis - Memorial de Aires/ Memórias Póstumas de Brás Cubas
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Eça
de Queiroz - Primo Basílio / Os Maias
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José
Saramago - Memorial do Convento / Ensaio
sobre a Cegueira
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Clarice
Lispector - Uma aprendizagem ou o livro
dos prazeres
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Armando
Fontes - Os Corumbas
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Alina
Paim - Estrada da Liberdade / A Sombra
do Patriarca
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CONTO
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Guimarães
Rosa – Miguilim
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Luiz
Vilela – Tarde da noite
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Júlio
Cortázar – Contos completos
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POESIA
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Tomás
Antônio Gonzaga
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Manuel
Bandeira
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Carlos
Drummond de Andrade
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Cecília
Meireles
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Fernando
Pessoa
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TEATRO
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Jorge
Andrade – Vereda da salvação
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Dias
Gomes – O pagador de promessas
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